Maria Peixe, 2018

Maria Peixe

Aquarela sobre papel, 2018

Dentre os relatos de dona Nazarena, uma rendeira de riso largo situada no alto das Dunas de Genipabu, existiu Maria Peixe. Trata-se de uma mulher, filha de pescadores conhecida por sua destreza nas águas.

Maria Peixe era capaz de desbravar mares e tinha como aliados a Tuninha e a Sereia, seres que guiavam seus caminhos com mesmo respeito que ela tratava os mares. A rendeira nos disse que Maria Peixe se deparou com seu maior desafio. Dois irmãos marceneiros, populares por seus feitos na cidade, decidiram construir o melhor barco já visto com a pretensão de viajar mar à dentro durante meses. Chegado o dia, houve uma grande despedida, um grande evento na aldeia de pescadores, os irmãos marceneiros eram figuras referenciais.  Após a festa, içaram velas e seguiram rumo ao mar. Horas depois o céu enegreceu numa tempestade como nunca antes vista, atingindo a ilha e enfurecendo o mar por completo. O barco que já havia perdido o controle, fora de encontro às pedras e os redemoinhos formados na água exauriam aqueles grandes homens, numa batalha entre gigantes.

Após ver a cena, um local saiu pela aldeia de pescadores gritando por socorro. Se homens daquele porte não conseguiam sair daquela situação, só restaria apenas uma solução, a ajuda de Maria Peixe. Ao ouvir o relato, a mulher foi correndo até a praia e mergulhou, batento braços e pernas numa habilidade admirável, até sumir de vez na neblina da tempestade. Horas depois, Maria Peixe retorna com um dos irmãos nos ombros e outro amarrado na cintura por uma corda. Ambos vivos, reduzidos pela natureza em suas mortalidades e salvos por uma grande mulher.

Essa história foi uma dentre várias que Dona Nazarena nos contou em nossa viagem à Natal-RN no final de 2018. Minha amiga, Rosa teve a grande ideia de materializar esses contos em ilustrações. Esse é o primeiro, um presente em agradecimento pela acolhida cheia de carinho e bom humor de minha querida tia Tata. ❤

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!