Barriga d’água

Barriga d'água

Livro de artista, 2014. | Artist's book, 2014
Barriga d’água não é uma doença em si, mas um termo popular para Ascite, que, segundo a definição do Dr. Drauzio Varella, não é uma doença em si mesma, mas uma condição associada a algumas doenças, entre elas as insuficiências renal, cardíaca e hepática, certos tipos de câncer, algumas pancreatites e infecções, como a esquistossomose e a tuberculose. Em suplemento conceitual para o livro de artista utilizei o termo como nome para a publicação, explorando um pouco mais seu âmago.

O projeto apropria-se desse termo de forma conceitual, aderindo-o por seu aspecto somático, ou seja, a junção de desconfortos internos que refletem no corpo a partir de um sintoma físico. Barriga d’água enquanto enfermidade é o inchaço do que incomoda por dentro, daquilo que se sabe não estar em seus parâmetros sadios, mas ainda assim levamos.

Barriga d’água é uma publicação independente, ou mais especificamente, um livro de artista que busca em seu conteúdo reflexões sobre o corpo social a partir dos anseios e particularidades do indivíduo artista. O nome escolhido relata de forma alusiva alguns dos problemas e abdicações da vida contemporânea, tais quais a segregação, especulação imobiliária, consumo, preconceito, funcionalismo laboral, ócio entre outras questões de aspecto amplo, concomitantes também com abordagens relacionadas a natureza afetiva humana.
Formato: 20×20 | 4×4 cores | Técnica: Mista.

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!